Afinal, somos ou não somos santos?
Essa era uma dúvida que eu sempre tive, santo não significa perfeito? Então como alguém pode dizer que é santo? Como pode Paulo escrever cartas aos "santos" das igrejas? Quem são os santos afinal?
Santo na verdade significa separado, escolhido. Então meu querido, somos eu e você que fomos separados (escolhemos ser separados) para viver uma vida com Deus. Abrindo parênteses aqui, nós escolhemos ser separados e escolhidos por Deus, o que não significa que somos preferidos por Deus.
Agora voltando ao significado, nós precisamos ter em mente que tomamos uma decisão de nos separar, mas separar de que? Do mundo em que vivemos e tudo que existe nele. Isso não significa viver isolado, mas sim viver de forma diferente, com valores diferentes, com escolhas diferentes, com olhos que enxergam o sobrenatural, que o mundo não vê, com ouvidos que sempre ouvem a direção do Espírito Santo, que o mundo não escuta, com a paz de Cristo que excede todo entendimento que o mundo não tem porque não O conhece (como Jesus mesmo disse). Quando eu estava escrevendo esse devocional pensei em escrever "não é para vivermos em uma dimensão paralela", mas espera um minuto! Se essa dimensão paralela for a do sobrenatural de Deus então é sim para viver nela! Como seminaristas eu e meu marido temos crescido grandemente à luz da Palavra e a última pastora que nos deu aula disse: "Viver o sobrenatural de Deus pode parecer espetacular para quem ouve e fica admirado, mas eu te desafio a você colocar isso em prática! Faça uma experiência, dê ordem aos anjos a teu favor, viva pela fé, traga a existência o que não existe como se já existisse, conte você mesmo o testemunho do sobrenatural!" Esse mesmo desafio eu faço a você aqui hoje.
Mas voltando a falar dos santos, agora vamos ver o que é santidade. Quando aceitamos Jesus nosso espítiro é recriado, vivificado porque estava morto, nós nascemos de novo, mas nossa alma (campo das vontades, decisões e lógica) não é recriado nem nasce de novo. Para isso, precisamos nos santificar todos os dias, e o que é isso? Nos tornar perfeito como Deus é perfeito. E isso é possível sim como vemos nos primeiro e segundo versículos de hoje:
"Diga o seguinte a toda comunidade de Israel: Sejam santos porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo." Lv 19:2
"Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês." Mt 5:48
"Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor." Hebreus 12:14
No último versículo acima nós vemos que o escritor de Hebreus nos faz um alerta muito sério que sem santidade não veremos a Deus, sabe o que eu entendo com isso? Que ao contrário de que até muitas igrejas e religiões pregam por aí, a santidade é possível sim, ser santo não é nunca pecar, mas é estar sempre se lavando no sangue do cordeiro (frase do pr. Márcio Valadão). Arrependa-se, arrependa-se e novamente arrependa-se a todo instante por cair na pedra que você tropeçou. Cair no pecado não te faz um pecador, já somos lavados e remidos, mas precisamos constantemente saber nos humilhar e nos arrepender por cada tropeço.
Oração: Deus Pai querido e amado, obrigada Senhor por mais uma manhã de ensino e libertação. Cada vez mais que aprendo mais de Ti, mais sou livre de todo mal e todo pecado que tentam me afastar de Ti, mas hoje eu entendo que o véu foi rasgado, o caminho está livre e que eu não vivo mais sobre um jugo de escravidão podendo alncaçar a santidade que vem de Ti e é para Ti. Pai, me ajuda com Teu Espírito Santo a viver em santidade, a caminhar pelo caminho seguro que é Jesus e a não me desviar nem para direita nem para esquerda. Eu renovo hoje meu compromisso de viver todos os dias para Ti, em Ti e por Ti. Em nome de Jesus, amém.
Comentários
Postar um comentário