Fruto do Espírito: Amabilidade ou Benignidade
![]() |
foto: legenda |
Você tem habilidade de amar? Do dicionário da língua portuguesa, vamos aprender que o significado da característica do fruto do Espírito de hoje é: "característica ou atributo de amável; dito ou ação amável; gentileza; afablidade; atenção; cortesia; delicadeza."
Caramba! Tá ficando cada vez mais difícil!
"Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade," Gálatas 5:22
A questão é, se eu perguntasse para os seus amigos e você para os meus se somos pessos amáveis o que eles diriam? Bom, eu acredito que diriam que sim. No entanto, podemos perguntar a mesma coisa para as pessoas da nossa casa? Esposas, maridos, filhos, mães, irmãos? Eles concordariam que somos amáveis?
Não comece a se martirizar antes de ler até o final (risos). É óbvio que precisamos constantemente melhorar com os de dentro de casa porque é onde de fato mostramos nosso caráter como ele é. Sem máscaras.
Por outro lado, é também dentro de casa onde, na maioria das vezes, temos menos prestígio. Já percebeu como aquele seu amigo querido preza muito mais por te agradar quando você vai visita-lo do que o seu marido ou esposa te recebendo do trabalho?
Isso tudo é muito normal, mas que pode sempre ser melhorado. Não podemos exigir do nosso cônjuge o mesmo tratamento VIP como somos tratados quando somos visitas porque visitas são esporádicas. Também não podemos achar que nosso amigos vão achar nossa visita "normal" quando vamos na casa deles só de vez enquando. São 2 extremos que não existem.
O que não pode acontecer é: deixar de ser amável com os de casa por causa da intimidade que cresce a todo instante e ser exageradamente amável com os de fora porque nada em exagero se sustenta por muito tempo. Um dia pode vir uma intimidade maior e aquela pessoa perceber que sua amabilidade era tão esporádica quanto suas visitas.
Ser amável como manifestação do fruto do Espírito é estar o tempo todo disposto a amar. Essa é a verdade pura e simples. Sem exageros, sem forçar, sem desmerecer, só amar a quem precisar. Às vezes os de fora precisam mais, amigos que te procuram, liderados, líderes, parentes mais distantes, um colega de trabalho que precise de sua ajuda. Outras vezes é seu próprio filho, esposa, pai, mãe que mais precisa da sua delicadeza, atenção e gentileza, então pra que arriscar? Seja amável com todos, ainda que naquela hora quem está na sua frente não precise de ajuda nenhuma, sua amabilidade vai ser a diferença entre o próximo encontro ser esperado e desejado ou não. Quem é amável é sempre querido! Sempre bem vindo. Amém?
Oração: Deus Pai querido, me ensine a ser amável. Me ensine Sua bondade a todo tempo, sem olhar a quem, sem medir esforços. Me ensine a ser dedicada, atenciosa, gentil. Eu quero ser mais parecido Contigo, Pai. Obrigada por me ensinar a cada dia. Eu te amo, Papai e oro em nome do Teu filho Jesus. Amém.
Comentários
Postar um comentário