O amor segundo a bíblia (parte 1) - Você é sempre paciente e bondosa?

foto: internet

A partir de hoje e nas próximas quintas-feiras nós vamos tratar aqui dos aspectos do amor que estão lá em 1 Cor 13. Você pode até pensar que já decorou todo esse capítulo ou pelo menos os versículos que falam do amor, mas a pergunta é: você os tem colocado em prática?

Vamos começar nos primeiros aspectos onde o versículo 4 diz:

"O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha."
1 Coríntios 13:4

O amor é paciente e bom. Hoje nós vamos analisar o quanto temos sido pacientes em casa. É muito fácil sermos pacientes com as pessoas de fora, com vizinhos, amigos e se for falar na igreja então....uau! Todo mundo está pronto pra ir pro céu quando se encontra aos Domingos, mais alvos do que a neve (risos).... deixando as brincadeiras de lado, a paciência não é um dom, é um fruto do Espírito, assim como a bondade e se queremos viver segundo o Espírito e não a carne, precisamos dar os frutos certos.

Como você tem agido quando seu cônjuge, sua namorada, seu namorado faz alguma coisa que te desagrada? Se você é casada(o), como você age quando ele(a) esquece de comprar aquela única coisa que você pediu pra trazer da rua? Como você age quando ele(a) deixa aquela bagunça em casa e você é a pessoa mais organizada do mundo? Aquela louça não lavada, os sapatos e roupas espalhados pela casa?

Namorados, noivos, se preparem para uma aventura deliciosa que é o casamento, mas também cheia de desafios diários e uma rotina muito diferente do que você vivia antes.

O versículo continua dizendo que o amor não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Quanto você diz para seu cônjuge que você tá no caminho da santidade enquanto ele/ela continua cheio(a) de erros? Quanto vale a sua paciência? Uma briga? 

É interessante como nesse capítulo, Paulo vem nos ensinar como é e age o verdadeiro amor, mas logo no início ele já mostra que o amor não é orgulhoso nem se vangloria, ou seja, ainda que você consiga viver tudo que está proposto no texto, se você assumir isso de forma a se mostrar melhor do que outros, você já saiu do verdadeiro amor. Repense o que você respondeu na pergunta do título!

Nosso dever é sempre olharmos pra dentro, pra nós mesmos, pro nosso coração lembrando que é ali que Deus nos examina. Aparência de nada tem valia se por dentro o fruto é podre. Vamos orar?

Oração: Senhor Jesus, hoje eu quero te pedir que o Teu Espírito Santo me ajude a ser paciente, bondosa e humilde na minha casa, com o(a) meu(minha) marido (esposa) e com minha família. Pai, entendendo que a família é nosso primeiro ministério, me ajude a mudar dentro do meu lar. Que eu possa seguir os passos de Jesus e ser sempre manso e humilde de coração. Oro em nome do Teu Filho, amém.

foto: internet


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulher, você conquista seu marido em silêncio?

Qual o poder da bíblia?

Fruto do Espírito: Amabilidade ou Benignidade