O amor segundo a bíblia (parte 2) - Você é rancorosa(o)?
![]() |
foto: internet |
Estamos na segunda semana do nosso estudo de 1 Cor 13 e só vai aumentando o nível de dificuldade para responder as perguntas do título.
Mais uma vez quero lembrar que se você ler rapidamente e responder sem pensar, é natural que sua resposta seja "não", não sou rancorosa(o), não sou egoísta, não me iro facilmente, não sou amarga(o), não sou chata(o), ou seja, quase perfeita(o) né? (risos)
Vamos ser mais cautelosos e meditar um tempo na Palavra antes de responder, vejamos o versíuclo de hoje:
"(O amor) Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor."
1 Coríntios 13:5
1 Coríntios 13:5
A lição mais importante para se ter um casamento feliz é "ceder", o tempo todo! Isso significa não procurar seus próprios interesses e sim o do outro. Isso é tão difícil quanto apostar corrida dentro d'água, mas não é impossível. Pode demorar, mas uma hora conseguimos chegar ao objetivo.
Se a gente analisar bem o versículo acima, das 3 características mostradas do amor, uma é consequênica da outra. Veja bem, quem busca seu prórpio interesse e obivamente não consegue sempre o que quer (pode até conseguir de vez enquando), acaba ficando com raiva (irado) por não ter conseguido. E quem não tem domínio próprio a ponto de se irar por não ter sido ouvido e atendido, naturalmente guarda rancor mesmo depois da situação já ter acabado!
Isso é sinal de imaturidade da pessoa. Imaturidade tanto emocional quanto espiritual. Uma pessoa, mesmo antes de ter aceitado a Cristo, pode ser emocionalmente maduro para entender que seu limite termina quando começa o do outro, mas pessoas muito "mimadas" em casa, acabam tendo dificuldade depois que casam porque seu cônjuge não é seu pai ou sua mãe que vai fazer tudo por ela(e) como costumava ser quando era solteira(o).
No entanto, ainda que essa pessoa seja imatura emocionalmente, se ela for cristã, tem por dever se aproximar do Deus que serve e aprender Dele o fruto do Espírito Santo que também é revelado pelo domínio próprio. Não basta ser filho de Deus, temos que obedecer o Pai. Amar é um mandamento e que minha oração é para que possamos crescer juntos essas semanas em amor e graça de Deus!
Oração: Pai qureido, eu quero aprender Contigo o que é o verdadeiro amor. Me ensina e me mostra como posso melhorar a cada dia. Eu quero ser paciente, bondosa(o), nunca rancorosa(o) e sempre atenciosa(o). Que o Senhor possa sempre me guiar com Seu Espírito Santo. Em nome de Jesus, amém.
![]() |
foto: internet |
Boa oração mas vejo cada vez mais que ao fim das orações não estão pedindo em Nome de Jesus amém. Sei que temos acesso direto ao Pai mas por intermedio do nome de Jesus.
ResponderExcluirOi meu nome é Alexandre Elon e gostaria de deixar um comentario : Boa oração mas vejo cada vez mais que ao fim das orações não estão pedindo em Nome de Jesus amém. Sei que temos acesso direto ao Pai mas por intermedio do nome de Jesus.
ResponderExcluirBoa tarde, Alexandre. Obrigada por seu comentário, realmente faz muito sentido! Eu também acredito que temos acesso direto ao Pai somente por intermédio do Filho Jesus, se você olhar qualquer outro devocional meu, vai ter em nome de Jesus (na oração final). Obrigada, espero que o amor do nosso Deus esteja em sua vida sempre.
Excluir